A história da Nike

Não importa se você gosta de tênis, música, moda ou esportes, as possibilidades são que você estará familiarizado com a Nike. Como sua criação de 1964, a Nike, nascida na América A maior empresa de calçados do mundo?

Não há dúvida de que, se você está procurando a história da Nike, há um milhão de preocupações que você exige que você responda, então aqui no único fornecedor, tornamos nosso objetivo trazer a você o guia conclusivo da história da marca Nike. Desde o começo humilde até a escolha do nome, a alguns de seus muitos produtos de renome, estamos olhando para uma linha do tempo de alguns dos momentos de renome da Nike que ajudaram a moldar a marca na força que é hoje.

Imagem através da Nike
Origens humildes

Nossa história começa com dois rapazes denominados despesas Bowerman e Phil Knight. A despesa Bowerman era uma pista e treinadora de campo na Universidade de Oregon, que se uniu ao seu trainee anterior, Phil Knight, depois de ter um pequeno período na Universidade de Stanford. Bowerman ficou fascinado com o conceito de otimizar calçados atléticos, bem como tênis de corrida para desempenho, bem como, por sua vez, começou a mexer com designs diferentes depois de escolher algumas técnicas, bem como sugestões de um sapateiro regional. Em 25 de janeiro de 1964, a dupla escolheu descobrir a Blue Ribbon Sports, um negócio de calçados de Eugene Oregon que, por vários anos, operava a parte de trás de um veículo na pista.

O negócio começou como fornecedor para uma variedade de sapatos importados – a saber, Onitsuka Tiger. Knight ficou impressionado com a alta qualidade dos instrutores de fitness da Onitsuka Co., além de descobrir que eles eram uma lufada de ar fresco em comparação com o mercado de tênis dominado alemão. Enquanto o mundo estava pego escolhendo entre Puma e Adidas, Phil Knight queria o Onitsuka Tiger e o Japão para um novo treinador de corrida premium.

Depois de alguns anos de ser o único fornecedor de Onitsuka nos EUA, um aumento no Knight da competição liderou, bem como Bowerman, a acreditar exatamente em como eles fariam as coisas de maneira diferente. O negócio se afastou de mais um, pois a Blue Ribbon Sports acabou sendo a Nike em 1971, além de preparar para apresentar seu próprio treinador.

Bowerman sempre produziu instrutores de fitness de protótipo para os atletas que ele treinou. Depois de separar pares de tênis Onitsuka Tiger, além de acreditar em métodos que ele fazia as coisas de maneira diferente, ele começou a trabalhar no que acabaria sendo o primeiro tênis da Nike.

Como a Nike recebeu o nome?

Mudar o nome da Blue Ribbon Sports para a Nike foi o conceito do primeiro funcionário da empresa, Jess Johnson. O renomado logotipo Swoosh da marca já havia sido desenvolvido por Carolyn Davidson, estagiário da Universidade de Portland, no entanto, o negócio ainda não tinha nome. Desenhando motivação do estilo do Swoosh, Johnson sugeriu o nome Nike, em homenagem à deusa grega alada da vitória. O resto é história.

Imagem através da Nike
Qual foi o primeiro sapato Nike?

O primeiro sapato da Nike foi apelidado de ‘Lua’, bem como foi feito no Waffle Iron de Bowerman. Esse estilo Waffle Sole se concretizou depois que Bowerman de despesas estava tomando café da manhã, além de se perguntar se os sulcos em seu waffle funcionariam por tração extra ao praticar esportes. Após algumas execuções de teste do Waffle Iron, o instrutor de fitness Waffle nasceu, bem como descoberto praticamente um sucesso instantâneo por causa de seu design aderente e orientado pelo desempenho. Esse primeiro design de protótipo foi tecnicamente o primeiro sapato da Nike, bem como vendido na Sotheby’s por praticamente US $ 450.000.

O primeiro sapato Nike industrial foi uma variação do ‘sapato da lua’ com um design muito mais ajustado. O sapato seria chamado de Nike Waffle Racer, bem como em primeiro lugar para os atletas nos eventos de rastreamento dos EUA.

Embora o piloto de waffle tenha sido bem projetado e um pequeno sucesso, ele ainda não apresentou a Nike nas mesmas alturas que a Adidas ou a Puma ainda. No entanto, um novo estilo ajudou a colocá -los na melhor trajetória.

A dupla descobriu o sucesso com um estilo originalmente chamado de ‘asteca’. O nome teve que ser alterado por causa de Adidas ter um tênis da mesma forma, por assim dizer, para o histórico de recomendação e o outono dos astecas, o sapato acabou sendo o Nike Cortez. O Cortez foi um sucesso fantástico depois de ser estreado nos Jogos do México por causa de seu estilo avançado, bem como inovação, bem como a Nike assistida em seu método para acabar sendo o tênis enorme que entendemos hoje.

O Cortez tem um passado confuso, pois foi originalmente desenvolvido e criado pela Onitsuka Co. antes de Knight e Bowerman escolheram lançar sua própria versão sob o nome Nike. Quando a Onitsuka Co.Descoberto sobre a Nike vendendo o modelo Cortez, o problema aumentou e terminou em uma batalha judicial. O desacordo foi resolvido no tribunal, com o juiz decidindo que ambas as marcas poderiam oferecer sua própria iteração do Cortez sob seu nome.

Artigo relacionado: exatamente como o Onitsuka Tiger acabou sendo o Nike Cortez

Imagem através da Nike
Ganhando tração

Em 1976, a Nike estava preparada para continuar com o crescimento e, assim como eles contrataram John Brown, além de parceiros, um negócio de marketing baseado em Seattle para ajudar a adquirir ainda mais exposição. Um ano depois, a empresa produziu o primeiro anúncio de marca para a Nike intitulado “Não existe linha de superfície”. Embora o anúncio não tenha incluído nenhum tipo de sapatos Nike de perto, foi aparentemente um sucesso e também mais assistido, impulsionando a marca à estratosfera. Em 1980, a Nike alcançou uma participação de mercado de 50% no mercado de calçados atléticos dos EUA, bem como depois foi público como uma empresa no final daquele ano.

Após a popularidade de seus tênis, a Nike optou por se ampliar ao mundo das roupas em 1979, além de fazer uma variedade de roupas atléticas e roupas esportivas. Uma de suas primeiras peças foi o Windrunner, uma jaqueta leve que rapidamente acabou sendo preferida na rua e na pista por causa de seu design contemporâneo de estilo Chevron.

Em 1982, a Nike lidou com a Weiden+Kennedy como sua empresa de marketing mundial para ainda mais seu impulso para outros territórios. Enquanto produzia inúmeras impressões e anúncios de televisão durante os anos 80, o co-fundado do grupo Dan Weiden acabou por criar o conhecido slogan “Just Do It” para uma campanha de 1988. Curiosamente, o assassino Weiden Credit Ratings, Gary Gilmore, para a declaração por causa de sua conhecida linha de “Lets fazer isso” antes de sua execução. Essa declaração seria finalmente selecionada pela idade de marketing como um dos 5 principais slogans do século XX.

Imagem através da Nike
A era da Jordânia

Alguns anos depois, em 1984, a Nike assinou um próximo jogador de basquete de 21 anos chamado Michael Jordan. Apesar de ser um novato na NBA, a Jordânia descartou a possibilidade de assinar com os concorrentes diretos Reebok ou Converse, bem como optaram por indicar a Nike pela cobrança de US $ 500.000 por ano.

A assinatura foi estimulada pela garantia de que a Nike forneceria a MJ sua própria linha de assinatura e também assim, a Air Jordan nasceu. Procedendo a assinatura, a Jordânia jogaria alguns jogos no tênis da Nike Air Ship, no entanto, isso seria banido por causa da cor não aderente aos requisitos da NBA da época. Em vez disso, os designers da Nike, Peter Moore, Tinker Hatfield, bem como Bruce Kilgore, todos escolheram focar sua energia em outro lugar, bem como nasceu o Air Jordan 1.

Os tênis originais da Air Jordan 1 foram desenvolvidos exclusivamente para Michael Jordan no final de 1984, bem como finalmente entrariam em venda geral em abril de 1985. O próprio sapato apresentava uma construção alta, o conhecido Nike Swoosh, bem como um preto /Red “Bred” Colorway.

Imagem através da Nike
Em 1987, a Nike introduziu uma nova variedade de tênis começando com o Air Max 1. Esses tênis foram desenvolvidos principalmente por Tinker Hatfield, bem como em destaque o primeiro encapsulamento físico do ar dentro de suas midsolas almofadadas. A cor original apareceu em uma cor vermelha/branca da universidade, bem como até hoje é uma silhueta preferida por tenhas de tênis em todo o mundo até hoje.

Em 1990, a Nike mudou-se para sua escola de sede mundial de oito edifícios em Beaverton Oregon. A extensa terra de 400 acres do QG do Beaverton permitiu obter acesso a 11.000 trabalhadores, além do Laboratório de Estudos de Pesquisa de Esportes da Nike para estabelecer toda a tecnologia mais recente, um museu da Nike para mostrar relíquias do passado, três centros de aptidão física, bem como instalações Para atletas patrocinados, bem como uma variedade de campos esportivos, faixas e caminhos de corrida.

Além disso, o terceiro Nike Air Max apareceu no tipo de Nike Air Max 90. Esse design específico apresentava um edifício mais grosso, além de um estilo muito mais futurista e também ao estilo.

Imagem através da Nike
Dominação global

Com os esforços dos anos 90, a Nike abriu sua primeira variedade de lojas de cadeias de Niketown, a primeira das quais apareceu em Portland Oregon. Essas lojas únicas comemoraram alguns dos atletas patrocinados da Nike, como Micheal Jordan, fornecendo uma variedade completa de produtos especiais da Nike para todo tipo de esporte. Em 1996, a Nike assinou o famoso astro Tiger Woods para sua lista. Essa realocação ajudou a Nike a mergulhar profundamente em uma nova área no golfe, bem como estimulou uma nova coleção de fãs em todo o mundo.

1997 viu a incursão da Nike no skate com uma nova linha de tênis, com estofamento aprimorado, palmilhas de ar zoom e materiais aprimorados, perfeitos para suportar efeitos pesados, além de desgaste de skate e lágrimas. Por causa do sucesso desta linha, a Nike escolheu dobrar em seuA incursão no skate e em 2001 lançou a linha Nike SB. Rapidamente após a introdução da Nike SB, a marca optou por lançar uma coleção de dunks exclusivos para todos os seus skatistas profissionais. Essa mais nova iteração Dunk SB era originalmente um tênis de basquete, no entanto, veio equipado com uma língua acolchoada, cadarços mais grossos, além de um edifício robusto para garantir o máximo conforto e a durabilidade.

Com ainda mais crescimento em mente e Michael Jordan acabando sendo um nome de origem, em 2003 a Nike escolheu indicar a lenda do basquete LeBron James, bem como o falecido e fantástico Kobe Bryant em sua lista. Esse empurrão no basquete solidificaria a marca como o principal patrocinador de sapatos da NBA. No ano seguinte, o co-fundador Phil Knight deixaria o cargo de presidente da Nike, no entanto, manteve um papel de presidente. Ele seria sucedido por William Perez, um empresário americano, no entanto, Perez duraria apenas 2 anos na função por causa de desacordos em andamento com Knight sobre exatamente como a empresa foi administrada. Em 2005, a Nike indica o tenista Rafael Nadal para patrocínio, bem como sua própria variedade de roupas de roupas.

Imagem através da Nike
Em 2008, a Nike obteria a marca inglesa Umbro, uma marca entendida principalmente por seus conhecidos kits de futebol por US $ 580 milhões. Essa realocação ajudaria ainda mais a aquisição do mercado de futebol da Nike, além de ampliar sua variedade existente de roupas de futebol e equipamentos esportivos. Em 2012 e 2015, a Nike acabaria sendo o fornecedor oficial da NFL e da NBA, garantindo que todos os kits e uniformes usados ​​por jogadores, funcionários e pessoais.

Como está em 2021, a Nike, Inc. existe como o maior e maior fornecedor de sapatos atléticos, roupas e outros equipamentos esportivos. O grupo também possui outras marcas amplamente conhecidas, como a Jordânia, bem como Converse.

Imagem através da Nike

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *